Dr. João Daniel Caliman e Gurgel Otorrinolaringologia e Cirurgia Crânio-maxilo-facial Mestrado e Doutorado em Medicina

Telefone: 27 3371-6836

Procedimento

Cirurgia do Contorno Facial/Perfiloplastia

Cirurgia do Contorno Facial/Perfiloplastia

Olhar-se no espelho e deparar-se com uma face perfeitamente harmônica é extremamente raro. O nariz e o queixo apresentam uma relação direta e extremamente importante para a harmonia facial, visto que são os elementos centrais do rosto. Já que em geral conversamos com as pessoas olhando para os olhos, nariz e queixo devem formar um conjunto com os demais elementos da face que não desviem a atenção do olhar de quem nos vê.

A perfiloplastia é a cirurgia que visa a harmonização da face vista de perfil, por meio da combinação da rinoplastia/rinosseptoplastia  (plástica de nariz) e mentoplastia (cirurgia o queixo).  Eventualmente, quando há alterações associadas da oclusão dentária (mordida), pode ser que a cirurgia ortognática (cirurgia dos maxilares) seja necessária. Neste caso o tratamento é mais longo e envolve o uso de aparelhos dentários (ortodônticos).

É muito comum que pacientes se queixem de nariz grande no perfil, quando na verdade, existe também retrognatismo (queixo para trás). Através desta associação de procedimentos conseguimos melhorar o perfil facial promovendo uma relação nariz-queixo mais adequada.